apoio

ANOMIIDAE

Características gerais: Conchas de tamanho médio a grande. A escultura da concha reflete a forma do substrato onde está fixada. Possuem cores bastante variadas. São arrendodadas ou ovais, achatadas e inequivalves. Todas as espécies desta família, no Brasil, vivem presas a um substrato. A valva direita possui uma abertura por onde o bisso passa e se calcifica, mantendo a concha fixa ao substrato.

As conchas são bastante delicadas e semi-transparentes. A valva direita é bastante fina. Possui dois músculos adutores, sendo o direito bastante pequeno. A impressão dos adutores é bastante fraca e difícil de visualizar. Não possui dentes cardinais, as valvas são mantidas juntas por um resilium fibroso interno suportado por um condróforo, uma projeção calcárea.

Características da concha:

Meio ambiente:

As conchas podem ser encontadas em pedras, madeira e sobre peças de ferro. Como a valva inferior que está presa à base é bastante fina, normalmente se quebra quando se tenta retirar a concha. Se você tiver sorte de encontrar uma presa na madeira pode retirar a concha intacta. Vivem nos estuários e nas rochas da zona de marés.

Gêneros no Brasil:



Anomia

Posodesmus

 

 

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2018 Conquiliologistas do Brasil