apoio

CRASSATELLIDAE

Características gerais: As conchas dos Crassatellideos são bastante robustas e pesadas, variando dos 2mm até os 40mm no Brasil. Seu formato varia do triangular ao quadrangular. Quando possui algum tipo de escultura externa, esta é composta por costelas ou estrias comarginais.

Lúnula e escudo bem desenvolvidos. A charneira é robusta e esta assentada em uma base plana. Dois dentes cardinais na valva direita interpõem-se firmemente aos três na valva esquerda. Os dentes podem possuir finas estrias transversais. Esta robusta charneira e dentes, ajudam muito os Crassatellideos na resistência à torção de valva ou deslocamento quando atacados por predadores.

O ligamento é essencialmente interno.
Na maior parte das espécies as impressões musculares são de tamanho aproximado e cicatrizes muito bem bem marcadas. Não existe seio palial, mas em algumas espécies uma pequena curvatura da linha palial indica a posição da abertura exalante posterior.

Características da concha:

Meio ambiente: Vivem geralmente enterrados parcialmente em áreas arenosas ou cascalho. As espécies de tamanho médio provém principalmente de redes de pesca, as espécies menores, como as Crassinellas, são coletadas em dragagens.

Gêneros no Brasil:



Crassatella

Crassinella

 

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2018 Conquiliologistas do Brasil