apoio

SOLENIDAE

Características gerais: As conchas da família Solenidae são de tamanho médio e frágeis. A charneira está posicionada mais ao anterior e possue um único dente cardinal em cada valva. O ligamento é externo e opistodético. A valva direita projeta-se sobre a esquerda durante seu crescimento, mas uma calcificação interna adicional previne maiores danos à charneira.
As conchas são alongadas, equivalves, inequilaterais, truncadas nas extremidades que são abertas. Externamente são lisas sem nenhuma estrutura significativa. A principal característica externa é o periostraco pronunciado liso e uniforme. A concha não é sulficientemente grande para acomodar o animal totalmente.

Características da concha:

Meio ambiente: conchas de boa qualidade podem ser encontradas em praias onde ocorra uma grande variação de maré. Vivem principalmente em sedimentos compostos de areia e um pouco de lodo. Na maré baixa, quando o sedimento fica bastante exposto ao sol, a concha se projeta do solo e o molusco lança esguichos de água para o alto.

Gêneros no Brasil:



Solen

Importância comercial: no Brasil não são explorados comercialmente, mas em algumas regiões são coletados por locais para consumo.

Nomes populares: mija-mija, navalha-do-mar

 

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2018 Conquiliologistas do Brasil