apoio

TRIVIIDAE

Características gerais: Os Triviidae são incluídos nos Cypraeoidea. As conchas dos Triviidae são muito semelhantes às dos Cypraeidae, mas apresentam uma escultura característica formada por costelas transversais dispostas ao longo de toda a superfície da concha. As costelas podem ser contínuas ou interrompidas no dorso, e o número pode variar de acordo com as diferentes espécies. O número de costelas é contado mais facilmente na região do lábio externo. As conchas são brilhantes, totalmente brancas, róseas ou castanhas, ou possuem faixas ou manchas róseas ou castanhas mais escuras.
Mais recentemente, os autores simplesmente tendem a elevar os subgêneros de Trivia ao nível genérico, sem apresentar justificativas convincentes. Dependendo do autor, a mesma espécie pode estar combinada com subgêneros diferentes, considerados gêneros, sem que haja uma explicação para a combinação utilizada. É urgente uma redefinição desses gêneros de Triviidae, com base em uma argumentação filogenética e não tipológica. Fehse e Grego (2005) descreveram três novas espécies do Brasil, citadas abaixo. Segundo esses autores, Cleotrivia leucosphaera (Schilder, 1931) e Trivia candidula (Gaskoin, 1836) são espécies distintas e não ocorrem no Brasil.
Segundo Rios (1994), Fehse & Grego (2005) e o “Website Malacolog”, as espécies de Triviidae que ocorrem no Brasil são as seguintes:

Cleotrivia antillarum (Schilder, 1922)
Dolichupis virgo Fehse & Grego, 2005
Niveria brasilica Fehse & Grego, 2005
Niveria nix (Schilder, 1922). O registro dessa espécie para o Brasil precisa ser confirmado.
Niveria suffusa (Gray, 1827)
Pusula macaeica Fehse & Grego, 2005
Pusula maltibiana Schwengel & McGinty, 1942
Pusula pediculus (L., 1758). Observação: Simone (2005) classifica essa espécie no gênero Niveria, portanto, Niveria pediculus (L., 1758).

Características da concha:

Meio ambiente: Os triviideos são espécies cosmopolitas. Espécies como a Trivia pediculus, ocorrem desde o caribe, Flórida, Colômbia e Venezuela até o estado de São Paulo. São encontrados em águas quentes e temperadas, desde a faixa das marés até médias profundidades. São geralmente encontradas sob pedras ou outras estruturas. Vivem em associação com ascídias coloniais e se alimentam dos tecidos desses animais. Como a concha é coberta pelo manto do animal, que em várias espécies é escuro, se mimetiza com as algas onde vive, dificultando a sua localização.

Gêneros no Brasil:



Dolichupis

Hespererato

Niveria

Pusula

Outros gêneros: Cleotrivia, Trivia

 

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2024 Conquiliologistas do Brasil