apoio

Quem somos :
A Conquiliologistas do Brasil foi fundada em 23 de setembro de 1989 com sede em São Paulo - SP, com o intuito de divulgar e pesquisar a conquiliologia (estudo das conchas), e reunir pesquisadores e colecionadores no Brasil.

Somos a única entidade atuante na área da conquiliologia na América Latina com publicações relevantes: revista Siratus, boletim mensal Calliostoma e Publicação ocasional Strombus.
Temos uma biblioteca com mais de 1500 trabalhos científicos, muitos não disponíveis em outro lugar no Brasil.
Colaboramos com biólogos brasileiros com nossas informações importantes sobre habitat, com material colhido durante nossas expedições, bibliografia e distribuição geográfica. Através de nossas reuniões mensais divulgamos trabalhos realizados por meio de palestras audiovisuais e experiências de coletas, limpeza e identificação de material.
Promovemos exposições de conchas em locais diversos como escolas, museus, bibliotecas e instituições privadas para divulgação de nossos trabalhos ou simplesmente para mostrar a beleza das conchas.
Participamos de entidades internacionais com intercâmbio de publicações e informações.

Nossa Meta:
Com o desenvolvimento da biotecnologia, o Brasil necessita cada vez mais de meios de divulgação de estudos científicos. As pesquisas estão direcionando cada vez mais a descobertas não só na área médica, mas também alimentar, cultural e na evolução das espécies. Como exemplo, foi descoberta nos Estados Unidos uma proteína encontrada no veneno de um molusco capaz de ser utilizada como um poderoso analgésico, entre outras utilizações que somente puderam vir à tona graças à iniciativa privada.

Pesquisas nos Sambaquis (depósitos de restos de alimentos e dejetos pré-históricos) revelam hábitos alimentares e culturais de nossos antepassados.
Grande fonte de proteínas, os moluscos vem sendo utilizados na alimentação há milhares de anos, e com estudos recentes tem sido possível o cultivo de várias espécies em nosso litoral. A maioria dos trabalhos realizados na conquiliologia no Brasil foi através de expedições estrangeiras, e grande parte do material sequer foi depositada em museus Brasileiros.
Todos os trabalhos realizados com material Brasileiro e publicados em nossas revistas foram depositados em importantes instituições como o Museu Oceanográfico Eliezér de Carvalho Rios (Rio Grande - RS), Museu Nacional (RJ), Museu de Zoologia da USP (SP) entre outros.

Vários levantamentos realizados de fauna local foram feitos com base nas coletas realizados por sócios, e várias novas espécies foram descritas graças a participação constante dos mesmos, quer seja como pesquisa direta ou envio de material para biólogos brasileiros e estrangeiros.

Conquiliologistas do Brasil
Cx. Postal 15011 São Paulo SP Cep: 01599-970
Fone: +55 11 9672-8364 e-mail:
Copie para seu programa de e-mail

 

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2024 Conquiliologistas do Brasil