apoio

Prêmio Renato Moscatelli

Renato Moscatelli nasceu no Cairo, Egito em 31 de Julho de 1926 onde viveu até o começo da segunda grande guerra, mudando para a Itália. Ao completar 24 anos mudou-se para o Brasil que seria sua primeira parada em uma série de viagens que havia planejado fazer ao redor do mundo. Estes planos foram mudados ao conhecer sua futura esposa, Wilma Nano por quem se apaixonou e teve uma filha, Regina Paola.

Ele trabalhou durante vários anos na indústria gráfica (Nanograf) e encontrou sua paixão por conchas na década de 70 ao lado dos selos. Sua família preferida era Strombidae, tanto que escreveu um livro sobre o assunto em 1987, disponível em inglês e português.

Sua paixão por conchas era muito grande e como trabalhava na área gráfica ele colaborou durante muitos anos com a confecção de boletins e trabalhos da SBMa (Sociedade Brasileira de Malacologia) e em 1989 foi um dos mentores e fundadores dos Conquiliologistas do Brasil.

Ele sempre encorajou novos colecionadores no Brasil e na Itália, quer seja doando conchas ou dando conselhos e dicas, passando para frente seu entusiasmo sobre o assunto. A atenção dada aos colecionadores era a mesma não importando se o interlocutor era um principiante, uma criança ou um especialista.

Dedicou seus últimos anos de vida para produzir o melhor trabalho de filatelia sobre conchas produzido até então, o livro Conchas em Selos - uma recompilação e atualização em cores de seu primeiro livro sobre o assunto publicado em 1984. Seu livro ficou pronto em Junho de 1992, um mês antes de seu falecimento após uma longa a árdua luta contra o câncer.

O prêmio Renato Moscatelli foi instituído em 1993 para ser entregue àqueles membros que se destacaram durante o ano em prol dos Conquiliologistas do Brasil.

Vencedores
1993 - Sr. Renato Moscatelli
2004 - Carlos Henckes
2005 - Sergio Antonio Vanin
2007 - Prof. Dr. Luiz Ricardo de Simone

 

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2024 Conquiliologistas do Brasil