apoio

Grupo de discussão
Mensagem Original
FranciscoPedro
12/10/2008 16:09:43
#106  Este Forum vai ser fechado aberto
Olá!! Descobri esta semana este site maravilhoso! Tenho 38 anos, sou Biólogo! Em minha adolesceência (14anos), quando comecei a mergulhar, iniciei uma coleção de conchas e búzios. Recentemente tirei o material do baú e comecei a identificar o que faltava. Comecei a coletar novas peças também, inclusive terrestres. Comprei o livro do Professor Luiz Ricardo "Land and Freshwater molluscs of Brasil". Encontro uma grande dificuldade em alguns grupos, não sei se por inexperiência ou porque são mesmo complicados. Por exemplo, estou com duas espécies de Megalobulimidae que tenho dúvidas sobre sua correta identificação. Esse mais branquinho e rosado, por esse site pode ser Megalobulimus abbreviatus, mas pelo guia pode ser várias outras espécies: M. musculus, M. nodai, dentre outros. Como faço para realizart uma correta identificação?

FranciscoPedro
13/10/2008 13:50:59
Olá!! Complementando, envio a foto da outra espécie de Megalobulimus, que tenho dúvida ser M. gumatus ou outra qualquer. O primeiro que enviei foto foi coletado em Brotas de Macaúbas - Bahia e este na Ilha dos Frades, Baía de Todos os Santos - Bahia.


Moderador Carlos
14/10/2008 19:01:33
Olá Francisco, os Megas são difíceis de identificar. É bastante importante o local de coleta. Vou olhar os principais locais de ocorrência e dar algumas sugestões. Sua classificação parece ser bastante igual áquela de conseguíamos antes do livro do Dr. Simone

Usuário aprovado marks
8/9/2009 12:53:01
Bom dia Francisco

Estive em Brotas de Macaubas e encontrei um Megalobulimus o qual junto com um colega biologo classificamos como M.conicus.
Veja , os animais já estavam mortos em uma area de muitas pedras ( antiga area de garimpo).
Você já coletou algo mais em Brotas?


Você deve estar logado para opinar neste forum. Logar-se

 

Regras | Legenda

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2024 Conquiliologistas do Brasil