apoio

Grupo de discussão
Mensagem Original
alessandro
11/11/2008 13:29:00
#111  Este Forum vai ser fechado aberto
ola
inicie uma coleção de conchas recentemente mas nao tenho experiencia no assunto e nem pratica como morro no interior terei uma certa dificuldade em encontrar conchas a nao ser terestres so nao sei como iniciar a coleta estou precisando de todo tipo de orientaçao
qual o tamanho recorde de Bradybaena similaris e Achatina fulica?
tenho algumas conchas que foram vernizadas posso deixar assim ou nao?
como devo proceder para coletar especies terestres,existe alguma armadilha ou algo do genero?
as duvidas sao muitas a medida que forem aparecendo irei pedir a ajuda de todos
desde ja obrigado

Usuário aprovado marks
18/11/2008 21:44:14
Eu costumo procurar debaixo de pedras folhas mortas casca de árvores , etc . Aqueles lugares em que vc normalmente encontra cobras , escorpiões , aranhas , lacráias ,etc . Por isso sugiro que vc use uma bota cano longo , calça comprida , luvas , um facão ,e um ancinho (gadanho) para remover as folhas com cuidado. O tipo de terreno também influencia na existencia ou não.Depois de uma boa chuva é uma boa hora para coletar.
Em hortas há uma boa possibilidade.
Sim existem armadilhas. Dê uma olhada na net.
Onde vc Mora? Talvez possamos fazer umas trocas.
Obs: as peças envernizadas não servem.( apenas para decoração)
Abs
alessandro
26/11/2008 16:49:57
agradeço pelas informaçoes, você poderia me passar o site sobre armadilhas para coleta de conchas terrestres, morro em suaré interior do estado de sao paulo gostaria muito de fazer algumas trocas mas no momento estou sem repetidas, estou tendo dificuldades em passar parafina em minhas conchas como devo proseder detalhe nao tenho nenhum tipo de motor para tal tarefa assim como mostrado no site
Marks você sabe o recorde em tamanho da achatina fulica?
existe alguma revista ou livros sobre moluscos terrestres?
comprei o livro do Elizer Rios e isso tem me ajudado e muito so ando tendo uma certa dificuldade em ler o livro nao sei ingles.
espero poder manter contato com você
desde ja obrigado

Usuário aprovado marks
4/12/2008 09:10:53
Bom dia Alessandro

Li em algum lugar na Internet que colocam um pano molhado com leite , cerveja e outras coisa , não lembro bem. O pano fica no chão aberto em uma horta por exemplo. Sempre ao cair da tarde , para que no dia seguinte haja algo.
Veja nos sites das faculdades . em "captura de moluscos terrestres".
Vc vai ver falarem muito do Achatina. Cuidado na sua coleta. Sempre com luvas, ok.
Eu uso vaselina liquida e uma escova de dentes ou óleo jonhson.
Só achei dois livros sobre moluscos em portugues, e ambos eram sobre moluscos marinhos.
Não há literatura e o mercado é basicamente internacional.
O livro é muito bom , mas só com o tempo e experiencia ( muita) é que vc poderá identificar as espécies corretamente.
Posso lhe mandar o meu e-mail, e algumas espécies marinhas , para vc.
Abs Marks



Usuário aprovado marks
5/12/2008 12:11:48
Olá Alessandro

Encontrei esta armadilha na net.

"Armadilhas: consistem em estopa ou panos embebidos em cerveja ou leite dispostos junto à cultura infestada. Colocar estas armadilhas ao anoitecer e recolher no dia seguinte bem cedo. Tanto a cerveja quanto o leite atrai lesmas e caracóis, os quais deverão ser recolhidos e destruídos mecanicamente. Também poderão ser dispostos restos de hortaliças (talos, folhas, etc.) como atrativos, sobre jornais ou lona plástica."
Espero que sirva.
Observe que durante periodos de seca ou no inverno os moluscos enterram-se no solo por muitos meses. Outros fixam-se nas cascas das árvores e deve ter muito cuidado ao retira-los.
Sugiro uma faca para retirar o animal com casca e tudo.
Depois, basta molha-los que eles "voltam"

Moderador Carlos
19/12/2008 07:12:31
Marks, você não tem nenhuma foto dos bichos que coleta por aí?

Usuário aprovado marks
19/12/2008 08:57:08
Olá Carlos

São micro conchas , estou separando para manda-las para vc.
Posso tentar tirar fotos ,mas usaria maquina normal com uma lente macro e depois tiraria uma foto da foto. Não sei se fica legal . Vou tentar.
Abs


Você deve estar logado para opinar neste forum. Logar-se

 

Regras | Legenda

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2024 Conquiliologistas do Brasil