apoio

Grupo de discussão
Mensagem Original

Romeu
16/5/2009 10:01:47
#124  Este Forum vai ser fechado aberto
Olá, estou iniciando uma pesquisa bibliográfica sobre gastrópodes marinhos das Subclasses Heterobranchia (Famílias Architectonicidae, Pyramidellidae, ...) e Prosobranchia (Famílias Turritellidae, conidae, Olividae, Vermetidae, Xenophoridae, ...) visando um futuro mestrado na área de paleontologia.
Quem tiver alguma sugestão de livro, site ou artigo que contenha informações atualizadas sobre a classificação sistemática e diagnose dos taxons, por favor poste aqui.
Também estou a disposição para trocar idéias e fazer novos amigos.

Moderador Carlos
19/5/2009 07:43:04
Olá Romeu, escreva para o Dr. Simone do museu de zoologia da usp, para maiores informações, e peça a ele o e-mail do Dr.Pimenta, museu nacional do Rio de janeiro, Pyramidellidae. O e-mail do Dr. Simone está em uma mensagem privado que lhe enviei.
Patrycia_Ramone
19/5/2009 14:09:44
Olá Romeu, Vc tb é colecionador?! Me add no msn se puder, é sempre bom ter novas amizades... bjus e ótima semana..

Romeu
19/5/2009 21:56:14
Olá Carlos, obrigado pelas dicas. Do prof. Simone eu já tenho a obra "Moluscs Fossils of Brazil" (1994), que está sendo o meu ponto de partida, mas ela não possui diagnose dos taxons.
Patrícia, eu não me considero um colecionador pois tenho algumas poucas peças selecionadas, mas admiro muito a beleza das conchas dos prosobrânquios e também os maravilhosos nudibrânquios sem concha. Não costumo usar o MSN, vai ser mais fácil me encontrar no ORKUT.

Até mais ...

Romeu Maia.

Romeu
1/6/2009 10:30:53
Olá, estou a procura do seguinte trabalho:

"Bouchet, P. & Rocroi, J-P. (2005) Classification and nomenclator of gastropod families. Malacologia. 47 , pp. 1-397."

Quem souber onde eu posso comprá-lo no Brasil ou de uma biblioteca que o possua em seu acervo, por favor informe aqui.

Saudações,

Romeu Maia

Moderador Carlos
2/6/2009 07:44:10
Repassando resposta enviada por e-mail:

Olá, Romeu Maia ! ...
Por um acaso me deparei com a sua consulta no Fórum CdB, e lembrei que justo existe a seguinte "versão light" desse trabalho que você está procurando (... quizás lhe resulte de algúm valor e interesse):

- POPPE, G. T. & TAGARO, S. 2006. The New Classification of Gastropods According to Bouchet & Rocroi, 2005. VISAYA Net, Cebu - Philippines (February 23, 2006): 1-10. Available in: < http://www.conchology.be/en/shelltopics/visaya-net/?page=7#browse >

Saudações cordiais, e boa sorte ! ...
Ignacio Agudo.

Romeu
2/6/2009 22:13:41
Carlos e Inácio,

Obrigado, o trabalho sugerido será muito útil sim.
Caso tenham mais alguma outra sugestão de bibliografia, especialmente sobre gastrópodes marinhos, escrevam.

Até mais,...

Você deve estar logado para opinar neste forum. Logar-se

Regras | Legenda

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2020 Conquiliologistas do Brasil