apoio

Grupo de discussão
Mensagem Original

Rika
29/4/2010 03:42:58
#146  Este Forum vai ser fechado aberto
Olá a todos. Tenho um exemplar de "Gafrarium sp." coletado em Okinawa que gostaria de identificar corretamente. Consultei um guia de campo de bivalves do Japão que afirma que as espécies que ocorrem no arquipélago são "Gafrarium tumidum", "G. divaricatum" e "G. dispar". Destas três, meu exemplar se parece mais com o "G. tumidum" mas, ao consultar alguns sites pela internet, topei com a espécie "G. pectinatum" que, me parece, assemelha-se mais com as conchinhas que possuo. Estou certa?


Moderador Carlos
3/5/2010 08:55:50
Ola Rika. Acho que está mais para Gafrarium tumidum. As duas são bastante parecidas. Vou perquisar no Okutani se ele aponta alguma diferença...

Rika
13/5/2010 10:40:15
Olá, Carlos,

E desculpe a demora em responder. Semana passada foi feriado por aqui e aproveitei para viajar e descansar um pouco do trabalho.

Mas vamos ao que interessa: Achei que meus exemplares fossem de "G. pectinatum" por causa da explicação encontrada neste site:
http://www.ciesm.org/atlas/Gafrariumpectinatum.html

As costelas radiais de minhas conchas parecem ser "mais frequentemente bífidas quando se aproximam da margem ventral" e também imagino que "as estrias concêntricas são mais proeminentes" (Cernohorsky, 1972).

Segue outra foto da suspeita, mostrando em mais detalhe as costelas e as estrias:



Você deve estar logado para opinar neste forum. Logar-se

 

Regras | Legenda

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2024 Conquiliologistas do Brasil