apoio

Grupo de discussão
Mensagem Original

anapaula
12/5/2010 16:16:10
#147  Este Forum vai ser fechado aberto
Gostaria que me ajudassem na identificação desta espécie. Acho
parecida com uma Pomacea canaliculata. Foi coletata aqui mesmo na
minha cidade (Altamira, PA - rio Xingu).
Abraço.


Moderador Carlos
21/5/2010 08:11:27
Ana, pode ser sim P. Canaliculata. Mesmo dentro desta espécie existem muita variação. Existem outras espécies que se parecem com a sua. Como ainda é preciso de uma revisão, P. canaliculata é o nome mais antigo e provavelmente será o usado para todo este grupo. Se puder consulte o livro do Simone.

Membro CdB Ignacio
21/5/2010 15:03:49
Desde o meu particular ponto de vista, é comparando a foto com o material exposto na obra de SIMONE(2006: 48), opino tráta-se da espécie "Pomacea bridgesii (Reeve, 1856)", forma esta certamente muito parecida (a concha) e simpátrica com o "P. canaliculata (Lamarck, 1804)" nas mesmas localidades e ambientes ocupados.

Membro CdB Ignacio
21/5/2010 20:37:37
Ana, caso persistam dúvidas quanto a identidade correta da sua concha, consulte ainda o item "Species" (... barra verde a esquerda !) contida no "APPLE SNAIL (AMPULLARIIDAE) WEBSITE", disponível no endereço virtual: < http://www.applesnail.net >.

anapaula
29/5/2010 03:28:41
Caro Amigos, Carlos e Ignacio, obrigada pela ajuda!!!
Ignacio, verifiquei cuidadosamente no site (muito bom!!!) aqui indicado por vc as informações sobre as espécies deste gênero e família. Conclusão: trata-se de uma Pomacea canaliculata.


Você deve estar logado para opinar neste forum. Logar-se

 

Regras | Legenda

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2024 Conquiliologistas do Brasil