apoio

Grupo de discussão
Mensagem Original

Usuário aprovado vili
6/1/2008 21:59:21
#75  Este Forum vai ser fechado aberto
Olá de novo. Oi Carlos. Sumi, mas é falta de tempo. Nas minhas andanças achei esta cena embaixo d'água. Concluo que seja oviposição, mas não sei nem de que família de moluscos estou falando. Sabe algo a respeito???
Quanto ao uso das fotos, acho uma boa ser colaborador. BAsta dar o crédito. A gente vai se falando!

Vili


Moderador Carlos
7/1/2008 11:36:19
Olá Vili, show de bola heim!!!
Se as conchas tinham aproximadamente uns 70mm pelo menos são Phyllonotus oculatus. Mande as originais no e-mail, ok! Onde foram fotografadas?

Usuário aprovado vili
7/1/2008 18:17:04
Oi Carlos. acho que tinham isso ou até mais... tirei mais algumas fotos... te mando no e-mail. Quer no tamanho original? Cada uma tem uns 2 megas... Fotografei aqui em na orla de Salvador, próximo (± uns 4 ou 5 Km de distância) do farol da Barra, numa área rasa, próxima de um costão rochoso, com maré alta dando uns 2 metros de profundidade. Acredito que na maré baixa fica com uns 40 cm... Te mando as fotos mais tarde, do computador de casa! Inté!

Usuário aprovado vili
7/1/2008 18:22:09
Ah... tõ ligado que morfologia e anatomia comparada é que são o forte do conquiliologista... mas sabe algo sobre o tipo de fecundação e maturação dos ovos desses bichos? Fiquei curioso pois percebi diferença de cores... Aparentemente o mais novos são brancos, os intermediários ficam de cor lilás a roxo e os mais velhos vermelhos... o curioso são os vermelhos, que ficam cobertos por algas... aparentemente em função da oferta de metabólitos do desenvovimento do embrião (embrião?!), uma coisa meio adubo químico para desenvolvimento da vegetação e conseguinte camuflagem dos ovos. Show de bola!

Usuário aprovado vili
8/1/2008 11:39:23
Carlos, tem alguma literatura sobre moluscos marinhos para indicar?

Moderador Carlos
8/1/2008 22:12:21
Vili só o livro do prof. Rios mesmo, mas acho que não acha mais. Estão fazendo uma nova edição mas já faz uns 3 anos que está quase... Ache algum email neste site http://www.museu.furg.br/p_mo.html e pergunte.


Você deve estar logado para opinar neste forum. Logar-se

 

Regras | Legenda

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2024 Conquiliologistas do Brasil