apoio

Grupo de discussão
Mensagem Original

Usuário aprovado vili
27/1/2008 19:35:16
#76  Este Forum vai ser fechado aberto
Aplysia brasiliana (Aplysia fasciata)?
Oi carlos. Eu de novo, heheh! Tava aqui na praia esse fim de semana e achei uma Aplysia que sabe nadar... Tudo bem que ela só nada quando a gente retira do substrato, mas que nada nada! e com certeza não é A. dactylomela... Como no site não tem, deixo aí minha pergunta.

Membro CdB carlomagenta
29/1/2008 19:33:46
Olá Vili,

Realmente não é A. dactylomela.
Fora a longa discussão sobre A. brasiliana e A. fasciata, eu nunca vi Aplysia no Brasil com essas manchas pretas.
De onde é esse espécime?
forte Abraço e até breve,
Carlo


Usuário aprovado vili
30/1/2008 11:21:36
Oi Carlos. Fotografei em Lauro de Freitas, município vizinho de Salvador. Como eu disse, essa sabe nadar. mais uma foto aí!


Usuário aprovado vili
30/1/2008 13:56:41
Carlos, tem um video no youtube, http://br.youtube.com/watch?v=_w8eJGhpBXc
que, segundo a legenda de quem postou, foi feito no CEBIMAR da USP, em São Sebastião. Eu filmei também, mas tenho que reduzir o tamanho do vìdeo (não sei bem como fazer). Se conseguir, te mando pelo e-mail.

Moderador Carlos
30/1/2008 18:27:59
Olá Vili, um video seria legal. Estava fazendo a arquivando alguns videos para uso futuro no site até que a máquina pifou...
Quem está respondendo suas dúvidas é o Carlo sem S, mais conhecido como Magenta. Ele é quem manja desses bichos.
Membro CdB carlomagenta
30/1/2008 21:10:30
Olá Villi, eu acredito muito que seja uma A. brasiliana. Mesmo porque até o momento é a identificação mais precisa e qualquer outra é pura especulação. Não acredito que A. fasciata do Mediterrâneo seja a mesmo que ocorre na costa brasileira, prefiro acreditar que no Brasil haja mais que uma espécie do "grupo brasiliana". Forte Abraço e até breve! :)

Usuário aprovado vili
30/1/2008 22:49:31
Oi Carlo... foi maus aí, nem percebi o post com outro nome. normalmente troco idéia com o Carlos. Perguntei sobre Aplysia fasciata porque muitas referências sugerem sinonímia para a espécie (A. fasciata (Poiret, 1798) = A. brasiliana (Rang 1828) = A. willcoxi (Hellprin, 1886)).
Pelo visto, é muito confusa a taxonomia para alguns grupos de moluscos. Gosto da idéia de ser A. brasiliana. Sabe de algum artigo descrevendo o animal?
O povo de biologia marinha e malacologia anda meio devagar... heheheh. A gente vai se falando!

e obrigado pelo auxílio, mais uma vez.
CarloS - te mando umas fotos de Micromelo undatus pelo e-mail! Abraço,

Vili
Membro CdB carlomagenta
3/2/2008 10:09:23
Olá Villi,

Onde você fotografou essa Aplysia?
[]s! :)
Carlo

Usuário aprovado vili
3/2/2008 13:57:50
OI Carlo. Fotografei em Lauro de Freitas, município vizinho a Salvador, aqui na Bahia.
Membro CdB carlomagenta
7/2/2008 18:33:26
Ok Villi...quais as chances de você coletar um exemplar?
Abração! :)
Carlo
Membro CdB carlomagenta
7/2/2008 18:35:58
Ok Villi...quais as chances de você coletar um exemplar?
Abração! :)
Carlo

Moderador Carlos
7/2/2008 20:38:04
Magenta é melhor deixar claro que o exemplar é para depositar no Museu de Zoologia, porque o Vili é ambientalmente correto.

Usuário aprovado vili
7/2/2008 23:02:04
Oi Magenta. Oi Carlos. Acho que rola de coletar um espécime, já que a finalidade é nobre. Só preciso saber como proceder para que a gente provoque o minímo de dor ao bicho. Também preciso saber como fixar e enviar para o museu, pra evitar aquele blá blá blá de biopirataria (vc já sabe né Carlos) e agressão ao meio ambiente.
Me passa as instruções e vou ver se acho o bicho esse fim de semana. Tirei 2 fotos dos bichos acasalando, mas ficaram hor-rí-veis, fora de foco.
Acha que é a A. brasiliana mesmo? Bem que podia ser uma nova espécie... (Ô vontade!)

Usuário aprovado vili
10/2/2008 13:09:57
Oi pessoal. Estive na praia ontem, e encontrei a A. natante novamente, com e sem pintas (a sem pintas tem um padrão de manchas que lembra uma onça, só que o corpo é pardo e as manchas mais claras, parece areia; vou anexar uma foto). Essa é a boa notícia. Uma coisa legal é que é perceptível o tanto que o pé dessa Aplysia é mais adesivo que o da A. dactylomela. Parece que ajuda no ""pouso". A má é que eu torci o pé, e estou com a perna imobilizada por pelo menos 15 dias, e portanto, nada de mergulho...
Ainda assim, me passem as informações sobre a fixação da pobre da Aplysia.


Usuário aprovado vili
10/2/2008 13:12:38
mais uma

Usuário aprovado celso
10/2/2008 19:48:59
Tem muito tempo que não vou a piúma, mas pelo que me lembro lá tem muito dessa Aplysia aí, a Aplysia dactylomela eu só vi uma vez, mas essa com esse padrão tem dia de vc ver a dúzia, bem, pelo menos tinha até uns 10 anos atrás.

Usuário aprovado vili
11/2/2008 17:55:48
Oi Celso. Pois é... A. dasctylomela aqui em Lauro de Freitas tem mais do que cachorro vira-lata, pois nesse período elas copulam e desovam nos corais do infralitoral. Tem pra dar com pau. Essa aí, que a gente tá chamando de A. brasiliana, é bem menos comum. Moro aqui há quatro anos e nesse ano é que estou encontrando esses bischo com alguma facilidade... Eu diria que pra cada 20 a 25 A. dactylomela encontro 1 A. brasiliana. Nos anos anteriores, só tinha encontrado duas vezes esse bicho. A de piúma é nadadora também?

Abraço,

Vili
Usuário aprovado celso
11/2/2008 20:35:12
sim, a gente encontra dela quietinha "pastando" mas tb encontra nadando, principalmente na área de arrebentação. Eu ia a piúma todo ano e nunca andava na praia sem ver uma dessas, mas a A. dactylomela eu vi uma unica vez em quase 10 anos e era muito grande, lembro que tiramos fotos e ela era o dobro das "mosaicadas". Aí contigo tb é assim ? essas são menores que a A. dactylomela ?

Usuário aprovado vili
11/2/2008 22:01:57
Pois é Celso. A A. dactylomela chega a ser quase três vezes maior que a "mosaicada". Doido é a inversão de frequencia da população de piúma pra cá. A. dactylomela vem parar na areia nas mudanças de maré, de tante que tem... Mas só, realmente, durante os meses do verão. No sábado haviam 12 indivíduos amontoados... uma festa de moluscos.
Membro CdB carlomagenta
13/2/2008 10:38:19
Olá Villi! Rapaz, espero que você se recupere logo, ficar parado é terrível.
Quanto as Aplysias eu gostaria que dentro do possível fossem dois exeplares de cada espécie. Digo dois para podermos ter base de comparação quando dissecar. Você tem dois meios "caseiros" para anestesiar os animais. Você pode coloca-los no congelador, a água gelada anestesia as lesmas ou você pode comprar um "Halls Preto", daqueles bem fortes e diluir em uma vasilha de água, administrando aos poucos. Tocando no animal voce vai percebendo se ele está anestesiado ou não. Não espere 100% de anestesia, ok? Quando ele estiver anestesiado você vai fixar. Administe álcool 70% aos poucos, o próprio álcool também é um anestésico. Qualquer dúvida estou por aqui. Abração e boa recuperação! ;)

Usuário aprovado vili
16/2/2008 18:25:52
Oi Carlo. Me diz uma coisa. Eu sei que as manchas (ou pintas) da A. dactylomela são cromatóforos, e já obeservei muitas mortas em que as cores desaparecem... Será que não vai rolar a mesma coisa?
Outra coisa... depois que a gente anestesiar, vamos adicionando álcool 70% á agua.... mas tem A. dactylomela aqui que pra ficar imersa precisa de uns 2 L de água... considerando a diluição proporcional... acho melhor arrumar álcool absoluto e ir adicionando até ± 70% de diluição v/v. E só mais uma. depois de morta, troco a solução de água do mar álcool por apenas álcool 70%?
e depois, só pra terminar, como envio os espécimes pra vcs, aí na USP. Você sabe como é, já até comentei... aquele papo xiita ambiental, blá blá blá (o que me incomoda é que a molecada trucida as lesmas na praia, e ninguém tá nem aí... manda 4 espécimes pelo correio pra você ver...)

Abraço, e aguardo resposta. Ah, e se quiser, pode me contactar por e-mail... depois passo meus tels pro Carlos.

Usuário aprovado vili
19/3/2008 22:10:38
Oi Carlos. Oi Carlo. Estou de volta, depois de um tempo...O pé já está quase "0", mas não consigo usar o pé de pato ainda... Estive na praia, e não tenho muitas notícias sobre as Aplysias... Com a maré de sizígia, do dia 07 deste mês, rolou uma bela bagunça com o mar, mudando até a topografia das praias. Vi uma A. dactylomela, que estava enfiada em um buraco, coberta de muco e areia... Parece comportamentoo de hibernação ou forma de proteção. Já a nossa amiga nadadora, não vi... Mas o lugar em que eu estava era muito raso. Como disse, não tô podendo mergulhar bem ainda...
Vou ver se compro o mentol, e se nesse fim de semana não estiver chovendo, como tem chovido nos últimos 3 dias, vou dar uma chegada até a praia e arrumar um confusão com o povo, me vendo torturar os pobres bichos (hehehheh). Aí explico, e trago os espécimes! Vamos ver se rola.
Carlos, achei um Quíton e dessa vez fiz boas fotos, do camarada vivo. Depois te mando pra avaliação!

Ah... depois te mando uma de zoantideos associados a uns bivalvia. plasticamente, ficou muito bonito. Vou postar em baixa resolução aqui!

Grande abraço, e até logo!

Vili


Moderador Carlos
21/3/2008 08:45:03
Olá Vili. Que bom que você está de volta. Estes bivalves devem ser Pterias ??? até mais.

Usuário aprovado vili
21/3/2008 21:21:40
Olá Carlos.Posso estar enganado, mas acho que estão mais pra Pinnidae do que Pteriidae. Não sei qual a disposição das conchas de pterias em relação ao substrato, nem se é fator determinante pra gente tomar como base, mas pelo formato das bordas das conchas, eu acho que tá mais pra Pinna sp. Ma sfica o dilema do tamanho...cada pólipo do Zoanthus não tem mais do que 1 cm de diâmetro...aí sobra pra Pteria... Ô dilema!

Abração,

vili


Você deve estar logado para opinar neste forum. Logar-se

 

Regras | Legenda

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2024 Conquiliologistas do Brasil