apoio

Grupo de discussão
Mensagem Original

Usuário aprovado vili
27/1/2008 19:35:16
#76  Este Forum vai ser fechado aberto
Aplysia brasiliana (Aplysia fasciata)?
Oi carlos. Eu de novo, heheh! Tava aqui na praia esse fim de semana e achei uma Aplysia que sabe nadar... Tudo bem que ela só nada quando a gente retira do substrato, mas que nada nada! e com certeza não é A. dactylomela... Como no site não tem, deixo aí minha pergunta.

Membro CdB carlomagenta
29/1/2008 19:33:46
Ol Vili,

Realmente no A. dactylomela.
Fora a longa discusso sobre A. brasiliana e A. fasciata, eu nunca vi Aplysia no Brasil com essas manchas pretas.
De onde esse espcime?
forte Abrao e at breve,
Carlo

Usuário aprovado vili
30/1/2008 11:21:36
Oi Carlos. Fotografei em Lauro de Freitas, municpio vizinho de Salvador. Como eu disse, essa sabe nadar. mais uma foto a!

Usuário aprovado vili
30/1/2008 13:56:41
Carlos, tem um video no youtube, http://br.youtube.com/watch?v=_w8eJGhpBXc
que, segundo a legenda de quem postou, foi feito no CEBIMAR da USP, em So Sebastio. Eu filmei tambm, mas tenho que reduzir o tamanho do vdeo (no sei bem como fazer). Se conseguir, te mando pelo e-mail.

Moderador Carlos
30/1/2008 18:27:59
Ol Vili, um video seria legal. Estava fazendo a arquivando alguns videos para uso futuro no site at que a mquina pifou...
Quem est respondendo suas dvidas o Carlo sem S, mais conhecido como Magenta. Ele quem manja desses bichos.
Membro CdB carlomagenta
30/1/2008 21:10:30
Ol Villi, eu acredito muito que seja uma A. brasiliana. Mesmo porque at o momento a identificao mais precisa e qualquer outra pura especulao. No acredito que A. fasciata do Mediterrneo seja a mesmo que ocorre na costa brasileira, prefiro acreditar que no Brasil haja mais que uma espcie do "grupo brasiliana". Forte Abrao e at breve! :)

Usuário aprovado vili
30/1/2008 22:49:31
Oi Carlo... foi maus a, nem percebi o post com outro nome. normalmente troco idia com o Carlos. Perguntei sobre Aplysia fasciata porque muitas referncias sugerem sinonmia para a espcie (A. fasciata (Poiret, 1798) = A. brasiliana (Rang 1828) = A. willcoxi (Hellprin, 1886)).
Pelo visto, muito confusa a taxonomia para alguns grupos de moluscos. Gosto da idia de ser A. brasiliana. Sabe de algum artigo descrevendo o animal?
O povo de biologia marinha e malacologia anda meio devagar... heheheh. A gente vai se falando!

e obrigado pelo auxlio, mais uma vez.
CarloS - te mando umas fotos de Micromelo undatus pelo e-mail! Abrao,

Vili
Membro CdB carlomagenta
3/2/2008 10:09:23
Ol Villi,

Onde voc fotografou essa Aplysia?
[]s! :)
Carlo

Usuário aprovado vili
3/2/2008 13:57:50
OI Carlo. Fotografei em Lauro de Freitas, municpio vizinho a Salvador, aqui na Bahia.
Membro CdB carlomagenta
7/2/2008 18:33:26
Ok Villi...quais as chances de voc coletar um exemplar?
Abrao! :)
Carlo
Membro CdB carlomagenta
7/2/2008 18:35:58
Ok Villi...quais as chances de voc coletar um exemplar?
Abrao! :)
Carlo

Moderador Carlos
7/2/2008 20:38:04
Magenta melhor deixar claro que o exemplar para depositar no Museu de Zoologia, porque o Vili ambientalmente correto.

Usuário aprovado vili
7/2/2008 23:02:04
Oi Magenta. Oi Carlos. Acho que rola de coletar um espcime, j que a finalidade nobre. S preciso saber como proceder para que a gente provoque o minmo de dor ao bicho. Tambm preciso saber como fixar e enviar para o museu, pra evitar aquele bl bl bl de biopirataria (vc j sabe n Carlos) e agresso ao meio ambiente.
Me passa as instrues e vou ver se acho o bicho esse fim de semana. Tirei 2 fotos dos bichos acasalando, mas ficaram hor-r-veis, fora de foco.
Acha que a A. brasiliana mesmo? Bem que podia ser uma nova espcie... ( vontade!)

Usuário aprovado vili
10/2/2008 13:09:57
Oi pessoal. Estive na praia ontem, e encontrei a A. natante novamente, com e sem pintas (a sem pintas tem um padro de manchas que lembra uma ona, s que o corpo pardo e as manchas mais claras, parece areia; vou anexar uma foto). Essa a boa notcia. Uma coisa legal que perceptvel o tanto que o p dessa Aplysia mais adesivo que o da A. dactylomela. Parece que ajuda no ""pouso". A m que eu torci o p, e estou com a perna imobilizada por pelo menos 15 dias, e portanto, nada de mergulho...
Ainda assim, me passem as informaes sobre a fixao da pobre da Aplysia.

Usuário aprovado vili
10/2/2008 13:12:38
mais uma

Usuário aprovado celso
10/2/2008 19:48:59
Tem muito tempo que no vou a pima, mas pelo que me lembro l tem muito dessa Aplysia a, a Aplysia dactylomela eu s vi uma vez, mas essa com esse padro tem dia de vc ver a dzia, bem, pelo menos tinha at uns 10 anos atrs.

Usuário aprovado vili
11/2/2008 17:55:48
Oi Celso. Pois ... A. dasctylomela aqui em Lauro de Freitas tem mais do que cachorro vira-lata, pois nesse perodo elas copulam e desovam nos corais do infralitoral. Tem pra dar com pau. Essa a, que a gente t chamando de A. brasiliana, bem menos comum. Moro aqui h quatro anos e nesse ano que estou encontrando esses bischo com alguma facilidade... Eu diria que pra cada 20 a 25 A. dactylomela encontro 1 A. brasiliana. Nos anos anteriores, s tinha encontrado duas vezes esse bicho. A de pima nadadora tambm?

Abrao,

Vili
Usuário aprovado celso
11/2/2008 20:35:12
sim, a gente encontra dela quietinha "pastando" mas tb encontra nadando, principalmente na rea de arrebentao. Eu ia a pima todo ano e nunca andava na praia sem ver uma dessas, mas a A. dactylomela eu vi uma unica vez em quase 10 anos e era muito grande, lembro que tiramos fotos e ela era o dobro das "mosaicadas". A contigo tb assim ? essas so menores que a A. dactylomela ?

Usuário aprovado vili
11/2/2008 22:01:57
Pois Celso. A A. dactylomela chega a ser quase trs vezes maior que a "mosaicada". Doido a inverso de frequencia da populao de pima pra c. A. dactylomela vem parar na areia nas mudanas de mar, de tante que tem... Mas s, realmente, durante os meses do vero. No sbado haviam 12 indivduos amontoados... uma festa de moluscos.
Membro CdB carlomagenta
13/2/2008 10:38:19
Ol Villi! Rapaz, espero que voc se recupere logo, ficar parado terrvel.
Quanto as Aplysias eu gostaria que dentro do possvel fossem dois exeplares de cada espcie. Digo dois para podermos ter base de comparao quando dissecar. Voc tem dois meios "caseiros" para anestesiar os animais. Voc pode coloca-los no congelador, a gua gelada anestesia as lesmas ou voc pode comprar um "Halls Preto", daqueles bem fortes e diluir em uma vasilha de gua, administrando aos poucos. Tocando no animal voce vai percebendo se ele est anestesiado ou no. No espere 100% de anestesia, ok? Quando ele estiver anestesiado voc vai fixar. Administe lcool 70% aos poucos, o prprio lcool tambm um anestsico. Qualquer dvida estou por aqui. Abrao e boa recuperao! ;)

Usuário aprovado vili
16/2/2008 18:25:52
Oi Carlo. Me diz uma coisa. Eu sei que as manchas (ou pintas) da A. dactylomela so cromatforos, e j obeservei muitas mortas em que as cores desaparecem... Ser que no vai rolar a mesma coisa?
Outra coisa... depois que a gente anestesiar, vamos adicionando lcool 70% agua.... mas tem A. dactylomela aqui que pra ficar imersa precisa de uns 2 L de gua... considerando a diluio proporcional... acho melhor arrumar lcool absoluto e ir adicionando at 70% de diluio v/v. E s mais uma. depois de morta, troco a soluo de gua do mar lcool por apenas lcool 70%?
e depois, s pra terminar, como envio os espcimes pra vcs, a na USP. Voc sabe como , j at comentei... aquele papo xiita ambiental, bl bl bl (o que me incomoda que a molecada trucida as lesmas na praia, e ningum t nem a... manda 4 espcimes pelo correio pra voc ver...)

Abrao, e aguardo resposta. Ah, e se quiser, pode me contactar por e-mail... depois passo meus tels pro Carlos.

Usuário aprovado vili
19/3/2008 22:10:38
Oi Carlos. Oi Carlo. Estou de volta, depois de um tempo...O p j est quase "0", mas no consigo usar o p de pato ainda... Estive na praia, e no tenho muitas notcias sobre as Aplysias... Com a mar de sizgia, do dia 07 deste ms, rolou uma bela baguna com o mar, mudando at a topografia das praias. Vi uma A. dactylomela, que estava enfiada em um buraco, coberta de muco e areia... Parece comportamentoo de hibernao ou forma de proteo. J a nossa amiga nadadora, no vi... Mas o lugar em que eu estava era muito raso. Como disse, no t podendo mergulhar bem ainda...
Vou ver se compro o mentol, e se nesse fim de semana no estiver chovendo, como tem chovido nos ltimos 3 dias, vou dar uma chegada at a praia e arrumar um confuso com o povo, me vendo torturar os pobres bichos (hehehheh). A explico, e trago os espcimes! Vamos ver se rola.
Carlos, achei um Quton e dessa vez fiz boas fotos, do camarada vivo. Depois te mando pra avaliao!

Ah... depois te mando uma de zoantideos associados a uns bivalvia. plasticamente, ficou muito bonito. Vou postar em baixa resoluo aqui!

Grande abrao, e at logo!

Vili

Moderador Carlos
21/3/2008 08:45:03
Ol Vili. Que bom que voc est de volta. Estes bivalves devem ser Pterias ??? at mais.

Usuário aprovado vili
21/3/2008 21:21:40
Ol Carlos.Posso estar enganado, mas acho que esto mais pra Pinnidae do que Pteriidae. No sei qual a disposio das conchas de pterias em relao ao substrato, nem se fator determinante pra gente tomar como base, mas pelo formato das bordas das conchas, eu acho que t mais pra Pinna sp. Ma sfica o dilema do tamanho...cada plipo do Zoanthus no tem mais do que 1 cm de dimetro...a sobra pra Pteria... dilema!

Abrao,

vili

Você deve estar logado para opinar neste forum. Logar-se

Regras | Legenda

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2020 Conquiliologistas do Brasil