apoio

Grupo de discussão
Mensagem Original
BEDIM
7/4/2008 16:29:26
#88  Este Forum vai ser fechado aberto
Olá,
Estou estudando conchas do sambaqui do forte,em Cabo Frio,pesquisado pela arqueóloga Lina Knipe,para fazer ilustrações, porém tem algumas conchas que não consegui identificar,gostaria de saber se poderiam me ajudar a encontrar a classificação atual.
na relação encontrada no livro da Maria Conceição Beltrão
tem nomenclatura não atualizada: Oliva reticularis Lamarck
Ostrea sp.
Crassostrea sp.
Antigona rigida (Dillwyn)
Acmaea subrugosa (Orbigny)
Murex senegalensis Gmelin
Drupa nodulosa (Adams
Olivia reticularis Lamarck,
Atenciosamente,

Bedim

Moderador Carlos
8/4/2008 11:01:10
Dedim, vai postando as imagens e a gente vai classificando. A grande maioria das conchas de sambaquis podem ser encontradas em nosso site.
BEDIM
8/4/2008 16:32:53
Carlos,
meu problema reside justamente aí, das 46 conchas elencadas no livro da arqueóloga Maria Beltrão,não há imagens, só tenho os nomes científicos.Consegui identificar 38,comparando com as conchas que fotografei,da laguna de Araruama,outras encontrei pelo nome na net, eram correspondentes aos atuais.as dúvidas recaem nas que postei aqui,sem correspondência.
Por exemplo: Drupa nodulosa (Adams)encontrei como nomenclatura atual
Trachypolla nodulosa (C.B.Adams, 1845); ou ainda a 21. Olivia reticularis Lamarck
Atual:Oliva scripta Lamarck
porém, como as outras que elenquei não sei se a informação está correta.

Agradeço toda ajuda,

Bedim

Moderador Carlos
8/4/2008 16:43:05
Então, por exemplo você quer saber que Antigona rigida é a Ventricolaria rigida (gênero atual)?
BEDIM
9/4/2008 11:14:01
Olá,
isso mesmo,como ocorre com todas essas 7 espécies das quais não encontrei correspondência na literatura acadêmica atual.
outrossim,moro em Arraial do Cabo-RJ,se precisar de alguma concha local posso tentar localizar.

Moderador Carlos
11/4/2008 19:01:41
Vamos lá;
Ostrea sp. - mesma coisa precisa ver a espécie
Crassostrea sp. - mesma coisa precisa ver a espécie
Antigona rigida (Dillwyn) - Ventricolaria rigida (Dillwyn, 1817)
Acmaea subrugosa (Orbigny) - Collisella subrugosa (d´Orbigny, 1846)
Murex senegalensis Gmelin - Chicoreus senegalensis (Gmelin, 1790)
Drupa nodulosa (Adams) - Trachypollia nodulosa (C.B.Adams, 1845)
Olivia reticularis Lamarck - Oliva circinata Marrat, 1870 O. reticularis ocorre no norte do Brasil então é mais provável que seja circinata.

Você consegue um exemplar de cada uma das espécies deste sambaquí? Estamos montando uma exposição no Museu de Zoologia da USP e estas espécies seriam interessantes.

Moderador Carlos
16/4/2008 19:07:22
E aí Bedim era por aí???

Você deve estar logado para opinar neste forum. Logar-se

Regras | Legenda

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2020 Conquiliologistas do Brasil