apoio

Coleção de conchas

- Qualidade do material: Em Museus a qualidade da concha não é muito importante, o que conta mais é a representatividade da espécie. Já os colecionadores, como montam suas coleções para seu deleite, costumam se importar bastante com a qualidade ou aparência visual da peça. Um paralelo seria um colecionador de selos, que não tem interesse por selos rasgados ou carimbados.

Como na maioria das vezes a qualidade da concha esta relacionada ao seu preço, assim muitos colecionadores adotam um padrão de aceitação entre qualidade e preço para adquirir as peças.
Algumas exceções são feitas quanto se trata de espécies extremamente raras, principalmente quando o próprio colecionador consegue coletar, que passam a fazer parte da coleção até que uma peça de melhor qualidade seja adquirida.

Existe um padrão de avaliação da qualidade das peças que é aceito e utilizado em todo o mercado, que embora subjetivo, é um bom indicador da qualidade da concha. Ele é baseado em letras, que recebem notas como uma prova escolar, como segue:

    • G (Gem) - concha considerada perfeita, sem partes quebradas ou cicatrizes;
    • F++(fine++) - concha quase perfeita com um ou dois defeitos que não comprometem a aparência geral da concha;
    • F+(fine+) - concha com algumas partes quebradas ou cicatrizes;
    • F (fair) - concha bastante danificada com furos, partes quebradas e cicatrizes profundas, normalmente foi coletada morta;
    • B (beached) - concha coletada morta na praia, que está descorada pela exposição ao sol e que está lixada pela abrasão com a areia

B

F

F+

F++

G

Fig.1: exemplo de classificação de qualidade

Existe alguma discussão quanto à qualidade de algumas conchas que possuem uma certa peculiaridade como o Caducifer atlanticus que perde as primeiras voltas de sua espira. Alguns classificam como sendo qualidade F, enquanto outros avaliam outros pontos da concha como ausência de cicatrizes e lábio perfeito e avaliam como F++.

- Quanto custa: Existem conchas que valem desde US$1.00 até milhares de dólares. Você pode montar uma coleção enorme apenas com conchas de 1 dólar. Existem colecionadores que gastaram quase nada para montar coleções fantásticas apenas trocando material que tinham a mais e coletando sempre que viajavam. Para aqueles que dispõem de mais recursos, pode-se adquirir conchas de vários comerciantes estabelecidos em quase todos os países, quase todos aceitam pedidos por e-mail ou possuem carrinho de compras. Basta possuir cartão de crédito.
O preço das conchas varia de acordo com o seu tamanho, localidade de coleta e raridade. Uma mesma espécie pode custar entre $10.00 e $100.00, esta variação de preço depende do tamanho e da qualidade da peça.
Normalmente todos os comerciantes de conchas seguem valores de referência descritos em um manual editado por 'Tom Rice '. Se você acha que uma concha é cara, pare para calcular todos os custos envolvidos: barco, mergulhador, equipamento de mergulho, transporte, combustível, limpeza etc...

<< conservação | inicial

 

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2024 Conquiliologistas do Brasil