FASCIOLARIIDAE

Características gerais: A família Fasciolariidae, reúne caracóis de caráter predador de vermes, bivalves e poliquetas, há canibalismo presente em algumas espécies.
Segundo Rios (1994), 17 espécies de fasciolarídeos vivem na costa brasileira. Os Fasciolariidae são encontrados em todo o mundo habitando todos os tipos de mares desde águas tropicais até águas polares.
Apesar dos Fasciolariidae serem relativamente abundantes e com uma boa diversidade, estudos anatômicos sobre o grupo são muito escassos e oriundos de estudos antigos (e.g., Grabau, 1904). Devido a isso, a taxonomia e sistemática do táxon são bastante confusas. Muitas formas, por exemplo, pertencentes ao gênero Fusinus, são encontradas na costa Sudeste do Brasil cuja identificação é dúbia, podendo ser considerada como variantes de uma das espécies conhecidas, assim como prováveis espécies novas.
Concha de tamanho médio a grande, com formato ovalado fusiforme, e somente fusiforme com canal sifonal aberto e bem desenvolvido, espira moderadamente longa em todos os gêneros com difícil limite de definição de protoconcha e teleoconha. Columela geralmente com poucas pregas, de uma a quatro, perto da base. Opérculo córneo e oval.
Concha dividida em três regiões: Espira, Volta Corporal e Canal Sifonal. Espira ocupando cerca da metade da área total.
Volta Corporal: que circunda a abertura da concha, se estende até o limite da espira bem delineado por suturas profundas, a volta corporal representa cerca de ¼ do tamanho da concha.

Características da concha:

  • Fasciolariinae: (Fasciolaria, Pleuroploca)- conchas geralmente grandes, com plicas na columela
  • Fusininae: (Fusinus)
    – conchas de tamanho médio a grande, não possuem plicas na columela
  • Peristerniinae: (Latirus, Leucozonia e Dolicholatirus)
    – conchas de tamanho médio, bastante ornamentadas, possuem plicas na columela

Meio ambiente: Devido a diversidade da família são encontrados em diferentes tipos de habitat, águas rasas, águas profundas, recifes de corais, costões rochosos, substrato lodoso e arenoso fazendo parte da epifauna.

Gêneros no Brasil:

Importância comercial: Interesse econômico focado em coleções conquiliológicas particulares, pela beleza e diversidade de formas, podendo também ser usado como ornamentos de bijuterias e enfeites de casas.