VENERIDAE
Características gerais: Os Venerides possuem 3 simples dentes cardinais em cada valva. O ombro ocorre geralmente perto ou no meio da margem dorsal. O músculo adutor posterior é usualmente maior que ou algumas vêzes de tamanho igual ao adutor anterior.
Meio ambiente: Vivem em fundos arenosos ou lodosos. A maior parte das espécies podem ser encontradas na praia, mortas, mais ainda frescas após tempestades. Em locais onde bancos de areia e lodo ficam espostos com a maré baixa, são bastante fáceis de coletar. As espécies que vivem em locais mais fundos, podem ser conseguidas em barcos de pesca. Alguns mergulhos na faixa de 16 metros, produzem bons resultados. Pode-se observar seu sifão fora da linha da areia.
Gêneros no Brasil:
Importância comercial: A única espécie explorada comercialmente nesta família é a Anomalocardia brasiliana. Bastante abundante em bancos de areia, é coletada manualmente ou com peneiras. É utilizada na culinária oriental, em sopas. Recebe vários nomes de acordo com a região: Sururu, Berbigão e Papa-fumo.